top of page

QUEM SOU EU

A expressão “Égua” era usada pelo carroceiro da antiga padaria Brunkow, que entregava pão nas casas,

no tempo que Joinville era uma cidadezinha de 45000 habitantes.Para isso, o carroceiro, de nome Miguel,

conduzia a carrocinha puxada por uma égua mansa muito inteligente. Ela sabia os endereços onde tinha que parar. Devido à mansidão do animal, não era preciso usar o chicote.A égua parava na casa, o Miguel descia da carroça, entregava o pão, e ao retornar, bastava gritar: Égua!, que o animal retomava a marcha até o próximo endereço.

Esse grito era repetido diariamente em praticamente todas as ruas da cidade, tanto que ficou na memória do povo.A carrocinha ainda existe, pintada de laranja, com letras verdes, e está no galpão atrás do Museu Nacional de Imigração e Colonização. Isso foi nos períodos das administrações de Baltasar Buschle e Helmuth Fallgatter.

De Joinvilense para Joinvilense

A página ÉÉÉGUAAA foi criada para produzir conteúdo para o povo de Joinville, com zueiras, brincadeiras para alegrar o nosso dia a dia, mostrando a nossa realidade, costumes e nossa cultura para o Brasil.

Temos também nossa consciência social, mostrando os problemas da cidade e divulgando o que precisa melhorar, sempre com a ajuda da população que nos envia os acontecimentos e suas reclamações.

OLÁ, 

 

MEU NOME É FRITZ

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube clássico

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDEIAS 

 

ESCREVA

bottom of page